Instituição do Direito e Voto Feminino - 03/11/1930

07 Nov 2025 1 min de leitura
Instituição do Direito e Voto Feminino - 03/11/1930

Celina, Antonieta, Myrthes e Maria Firmina são alguns dos nomes importantes da luta pelo direito ao voto.

Cada uma delas, direta e indiretamente contribuiu, uma vez que enquanto o movimento sufragista brasileiro, liderado em grande parte por mulheres brancas, urbanas e de classe média, reivindicava a cidadania política, as mulheres negras ainda lutavam pela cidadania básica: acesso à educação, ao trabalho digno, ao reconhecimento como pessoas plenas após a escravidão.

O momento histórico em que a mulher conquista o direito ao voto não é apenas uma virada política, é um ato arquetípico de individuação coletiva. Do ponto de vista da psique coletiva, a instituição do voto feminino inaugura uma nova etapa do mito civilizatório: o renascimento do feminino na cultura, a possibilidade de uma sociedade mais íntegra, onde Eros e Logos possam dialogar.

Contudo, esta data é bem mais do que celebração, é lembrar de nomes que hoje, há menos de 100 anos, seguem em busca de diretos e de ampliação de consciência.

 

Leia também

Imagem de Edital de Abertura de Seleção para Nova Turma para o curso Formação de Analista Junguiano IJRS

Edital de Abertura de Seleção para Nova Turma para o curso Formação de Analista Junguiano IJRS

19 de agosto de 2026

Imagem de AGENDA AGOSTO 2026

AGENDA AGOSTO 2026

04 de agosto de 2026

Imagem de Núcleo de Estágio : Aberta Seleção para Estagiários IJRS - 2º semestre de 2026

Núcleo de Estágio : Aberta Seleção para Estagiários IJRS - 2º semestre de 2026

28 de abril de 2026

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais